Menu

The Blogging of Riley 251

sharkdoubt9's blog

Os cinco Concursos Públicos Mais Cobiçados Do Brasil E Informações Pra Arrasar Nas Provas

Como Entender Pra Concursos Da Polícia Militar?


O nome indica: um teste de raciocínio lógico avalia a prática do sujeito de raciocinar de maneira lógica, quer dizer, que faz sentido. “Não se trata de fazer conta de cabeça, entretanto de atravessar por um modo lógico. Alta Temporada De Vagas De Cursos Gratuitos No Rio O Dia ? ”, resume Gustavo Nascimento, sócio-diretor da Br Talent, organização especializada em recrutamento. É uma forma de mensurar a experiência analítica do candidato - ou seja, sua capacidade de verificar problemas e aconselhar estratégias de solução - e o tipo de raciocínio que ele adota nesse recurso.


Dessa forma, esses testes acabam aferindo, de uma forma ou de outra, um risco profissional que todas as corporações desejam: a inteligência de resolver dificuldades. Gustavo explica que exames do tipo passaram a ser mais frequentes na última década e aparecem principalmente nas fases iniciais de processos com volume grande de candidatos, como concursos públicos, programas de estágio e de trainee. “Foi uma condição do mercado, que queria maneiras de adicionar seu público centro nos processos seletivos”, explica. A própria Fundação Aprender usa testes de lógica em tal grau pela seleção da própria equipe quanto no seu programa de bolsas de estudo, em que a concorrência chega sessenta 1 mil candidatos para por volta de vinte vagas.


Estes testes assim como são favoritos de empresas do ramo financeiro, que costumam ser detalhistas quanto aos resultados, pelo motivo de os desafios diários do universo dos investimentos demandam alta know-how analítica. Ainda portanto, tais exames são hoje empregados pelos mais diferentes setores, das grandes empresas a organizações não governamentais. O grau de complexidade da prova depende das características da vaga. “Um teste pra um cargo de gerência será diferenciado de um teste para iniciantes”, esclarece Gustavo.


A diferença poderá mostrar-se até dentro de um mesmo método seletivo: candidatos a uma vaga de engenharia conseguem responder dúvidas mais complicados que os outros, por exemplo. Os processos mais concorridos costumam ter testes de lógica com níveis de contrariedade altos, e são raros os candidatos que gabaritam a prova, deste jeito não fique nervoso se localiza que cometeu erros ou não sabia a prova inteira.


  • Quarenta e cinco perguntas de Matemática e tuas Tecnologias
  • Candidatos fazem a 2ª fase do vestibular de inverno da Unesp
  • A força do mercado
  • nove Maiúsculas vs. minúsculas
  • dezenove SARAIVA, João Batista. Jovens..., p. 50

Da mesma fora, as dúvidas mudam de tempos em tempos, em tal grau para evitar que candidatos fiquem viciados na respostas como para prevenir que surjam colas e gabaritos. E o que uma nota desagradável indica? “O teste é muito situacional, deste jeito se você não estiver num ótimo dia e mostrar um desvio grande, o recrutador geralmente vai reaplicá-lo”, tranquiliza Gustavo. Respeitável mesmo é não ser completamente maravilhado.


Antes de olhar as perguntas, é ótimo lembrar estruturas de raciocínio lógico, como deduções (conclusão a partir da observação de detalhes), inferências (conclusão a começar Como A Sodexo Pretende Amadurecer 7% Em Ano De Queda ), equivalências, negações e analogias, entre algumas. Vale recordar que alguns tipos de dúvidas costumam ser bastante recorrentes, como as que testam o raciocínio dedutivo. Este tipo específico de raciocínio (que faz divisão do raciocínio lógico) nada mais é do que a prática de partir do geral para entrar ao característico, e fazer isso por meio de premissas. Para essa finalidade, carecemos avaliar o quanto uma norma geral se aplica a ocorrências específicas.


Um exemplo claro: Todo metal é dilatado pelo calor. Fachada Externa Da FaculdadeOs Programas De Extensão . Prata é dilatada pelo calor? Também são comuns as questões de raciocínio indutivo, que seguem o trajeto inverso: partem de uma proposição específica pra generalizá-la e aplicá-la em um cenário geral. Guia De Estudos: Confira dez Assuntos Importantes De Inglês ! Indução é quando supomos que, no momento em que correto fato se repete várias vezes, ele podes ser considerado regra geral e se repetirá mais uma vez.



É o caso da máxima de “só existem cisnes brancos”; quem falou isto imaginou que todos os cisnes fossem brancos, dado que só havia visto cisnes dessa cor. Na existência real talvez não seja bem desta forma que as coisas funcionam, entretanto para os testes de lógica vale o raciocínio da indução.


Go Back

Comment

Blog Search

Comments

There are currently no blog comments.